Conheça as tendências e novidades da tecnologia na logística

outubro 31 2017

A logística é um dos setores mais dinâmicos de uma empresa. Esse fator, somado à posição estratégica que ocupa dentro do universo corporativo, faz com que a tecnologia na logística seja essencial para o desenvolvimento dos negócios.

Nesse contexto, um gerente logístico deve ser um profissional sempre atento às novidades na área, especialmente àquelas que contribuem para processos mais eficientes e seguros. Diante da relevância do tema, este artigo tem como objetivo apresentar as maiores tendências na área de tecnologia aplicada ao setor de logística.

Portanto, esse é um conteúdo destinado a quem pretende se atualizar sobre o assunto, ampliar conhecimentos e, assim, tornar-se um profissional de sucesso. Acompanhe!

Tecnologia na logística: cada vez mais presente

Nos últimos anos, a maneira como os indivíduos interagem com o mundo foi alterada significativamente pelo uso constante de tecnologias. Diversas tarefas cotidianas se tornaram mais simples e ágeis com recursos e ferramentas que até pouco tempo atrás não faziam parte dessa realidade.

Obviamente, todos esses avanços não ficaram restritos às relações pessoais e sociais e, atualmente, são uma realidade em ambientes corporativos. Esse é um fato tão relevante que pode-se afirmar que a sobrevivência das empresas depende de inovação e tecnologia. Dentro das rotinas empresariais, a logística — encarada como essencial para o progresso de qualquer negócio e responsável por coordenar diversos processos — é uma das áreas que mais demanda e utiliza tecnologia como maneira de aperfeiçoar seus processos e resultados.

Na busca por melhores resultados, gerentes logísticos e empresas atuantes no setor estão sempre em busca de ferramentas e estratégias que tornem seu trabalho ainda mais produtivo, o que revela o importante papel da tecnologia para os avanços obtidos até então. Destaca-se que as vantagens proporcionadas por esse tipo de investimento em logística são expressivas e colocam qualquer empreendimento em posição de destaque em relação aos seus concorrentes.

Dentre elas, as mais importantes são:

  • maior rapidez na execução das tarefas;
  • redução de erros humanos;
  • maior controle dos processos logísticos;
  • redução de custos;
  • maior produtividade no setor;
  • entregas de mercadorias mais rápidas e seguras;
  • maior nível de satisfação dos clientes.

As principais tendências e novidades para o setor

Conforme demonstrado, a tecnologia proporciona diversos benefícios para a logística empresarial e, por isso, é essencial que os gestores atuantes na área estejam informados sobre todas as tendências do mercado.

É importante ressaltar que países mais desenvolvidos já aplicam algumas dessas técnicas e ferramentas há algum tempo e que somente agora elas estão chegando ao mercado brasileiro. Isso demonstra que investir em tecnologia é uma decisão inteligente e condizente com os movimentos de países mais evoluídos na área.

Conheça a seguir as novidades que podem ser aplicadas em seu negócio:

Uso de tecnologias de rastreamento

Com o crescimento do mercado online, o consumidor tem consumido bastante em lojas virtuais. No entanto, essa mudança de perfil é um sinalizador de que a logística dessas empresas precisa ser ainda mais eficiente. No que diz respeito às entregas de mercadorias, por exemplo, o cliente exige rapidez e segurança.

No entanto, não é só isso. O cliente busca uma compra segura e, por isso, dar a ele condições de acompanhar todo o processo de entrega de sua encomenda facilita bastante a comunicação e, consequentemente, sua fidelização. Ademais, o acompanhamento em tempo real permite aos gestores a identificação de falhas no processo e uma tomada de decisões mais rápida, capaz de minimizar seus impactos negativos.

Em outras palavras, pode-se concluir que empresas e transportadoras sérias e comprometidas em satisfazer seus clientes não podem deixar de contar com esse tipo de sistema. Caso contrário, estarão em desvantagem e poderão ter sua imagem afetada.

Automatização de armazéns

Automatizar processos em armazéns é outra forte tendência que pode ser aplicada ao cotidiano das empresas brasileiras, já que a diminuição de procedimentos manuais e a utilização de ferramentas e sistemas confere mais produtividade ao setor. Dessa forma, é possível investir em máquinas que executem o processo de separação, conferência de cargas e organização de mercadorias. Além disso, sistemas de gestão de estoque desburocratizam processos e facilitam o trabalho dos funcionários.

Utilização de aplicativos específicos

A comunicação é um dos maiores desafios do transporte de mercadorias. Embora existam bons sistemas de gerenciamento de transporte, eles ainda apresentam falhas em relação à atualização das informações.

A tecnologia mobile pode ser uma solução interessante e, ao mesmo tempo, barata. Como os smartphones estão sempre ao alcance de motoristas e colaboradores, é altamente eficiente aproveitá-lo como ferramenta de comunicação. Assim, o fluxo de informações é mais rápido e eficaz e os dados sobre a entrega são mais acessíveis.

Implantação de softwares de gestão de frotas

Manter uma frota organizada e em boas condições de funcionamento não é uma missão simples. Empresas que executam suas próprias entregas sabem que gerir documentação, consumo de combustível, manutenções e localização dos caminhões demanda muita atenção e dedicação.

Nesse cenário, o uso de softwares de gestão de frotas tem sido uma solução interessante e uma grande ajuda aos gerentes logísticos. Essa é uma das boas práticas que simplificam a conferência de tais informações e permitem que se tenha mais controle sobre todos os detalhes relacionados aos veículos.

Entregas no mesmo dia da compra

Essa é uma tendência para o mercado nacional que já é bastante aplicada em países mais desenvolvidos. Em resumo, se o cliente efetuar a compra até determinado horário, receberá a encomenda no mesmo dia. Obviamente, tal conforto não pode ser aplicado a qualquer tipo de compra — ele é mais indicado para capitais ou locais em que exista um centro de distribuição da empresa.

Ademais, é necessário ter uma logística extremamente eficiente, com processos rápidos e definidos e uma parceria produtiva com uma empresa de serviços logísticos. Ou seja, é imprescindível contar com o apoio de uma transportadora responsável e com infraestrutura para cumprir o prazo de entrega.

Retirada do produto em locais determinados

Apesar dos avanços na área e da maior rapidez com que as entregas estão sendo realizadas, ainda existem consumidores mais ansiosos, que desejam ter acesso às mercadorias mais rapidamente. Nesse caso, tem crescido bastante o modelo de retirada do produto pelo próprio cliente em um local determinado — grandes empresas varejistas podem desfrutar dessa vantagem mais facilmente, pois estão espalhadas pelo país.

A estratégia adotada é relativamente simples: o consumidor realiza a compra na loja virtual e retira o produto em um ponto de entrega físico, evitando custos com frete e reduzindo o tempo de espera. Importante observar que tal comodidade pode fazer a diferença durante o processo de convencimento do consumidor, já que é um grande atrativo.

Conforme observado ao longo deste post, a aplicação da tecnologia na logística é uma realidade que tende a crescer ainda mais no mercado nacional. Seja qual for o porte e o ramo de atuação de sua empresa, é importante estar atento a isso e procurar modernizar seus processos em busca de uma logística ainda mais eficiente.

Gostou do artigo de hoje? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e repasse essas informações para mais pessoas!

Write a Reply or Comment