Logística e materiais sobressalentes: o que você precisa saber?

maio 07 2018

A associação entre logística e materiais sobressalentes ocorre como uma oportunidade de redução do volume de estoque e aumento do nível de serviço prestado aos clientes. É um conceito muito utilizado por siderúrgicas, mineradoras e petrolíferas, por exemplo.

Para tal, é necessário utilizar sistemas de gerenciamento de estoques que possibilitem alta previsibilidade e históricos de uso como base para definir tempos de reposição.

Neste post, vamos descrever os principais pontos de atenção referentes a logística e materiais sobressalentes, ressaltando os cuidados, desafios e aprendizados necessários nesse tipo de processo. Acompanhe.

O que são materiais sobressalentes?

São materiais para reposição ou itens independentes de demanda, cuja necessidade não se relaciona com a atividade produtiva da organização. Por outro lado, sua falta pode representar perdas, como paradas de máquinas, por exemplo.

Quais são os tipos de materiais sobressalentes?

Os materiais sobressalentes podem ser classificados em itens reparáveis e itens consumíveis ou descartáveis.

Os primeiros são aqueles que podem ser recuperados ou substituídos por alguma peça semelhante em caso de avaria ou falha até a reconstituição de suas funcionalidades.

Já os itens consumíveis ou descartáveis, como o próprio nome indica, são peças que podem ser diretamente descartadas ou substituídas por outras que se encontram em estoque.

Quais os principais cuidados exigidos na logística de materiais?

Organize o layout do armazém

É importante manter as peças organizadas conforme a demanda: peças de maior giro ficam armazenadas em locais de fácil acesso. As demais podem ser guardadas em locais mais altos ou de maior distância.

Mantenha o estoque protegido

Todas as peças precisam ser armazenadas longe de intempéries, em local coberto, para que as variações climáticas não interfiram na vida útil delas.

Confira o prazo de validade dos materiais

Dessa forma, produtos com tempo de validade curto não perdem o prazo de consumo . Isso diminui os índices de desperdício por perecibilidade.

Realize a contagem de estoque frequentemente

Além de garantir a veracidade de relatórios em conformidade com o que está disponível no estoque virtual, realizar métodos de manutenção mais eficientes e evitar extravios, ainda é possível verificar se as condições dos itens estão de acordo com necessário.

Separe o estoque por categorias

Para facilitar a busca dos materiais e visualizar interferências necessárias para a conformidade na manutenção dos mesmos. Etiquete os itens, prateleiras e setorize, também, no sistema de gerenciamento da empresa.

Todas as atividades devem ser padronizadas e monitoradas, tanto no uso quanto no retorno de materiais ao estoque, com definição clara do plano de contingência por obsolescência, prioridade, entre outros.

Por que a gestão de peças sobressalentes é importante na logística?

Porque representa uma grande proporção do custo unitário do produto. Em uma gestão da cadeia de suprimentos eficiente é primordial garantir preços competitivos e menores custos operacionais.

Além disso, pode evidenciar qualidade de serviço aos clientes, com uma possibilidade de reposição que demonstra o comprometimento da empresa com o pós-venda e a fidelização.

Quais indicadores de performance podem ser usados?

Planejar um estoque requer um grande volume de informações, tomadas de decisões certeiras e monitoramento constante de índices de análise de desempenho — também chamados de Key Performance Indicator (KPI).

Os indicadores mais utilizados nessa área são:

  • taxa de evolução de estoque;
  • nível de serviço;
  • disponibilidade de estoque ou stockout;
  • acompanhamento de carteira de reposição;
  • equilíbrio de estoque;
  • cobertura de estoque;
  • perfil das requisições;
  • índice de pedidos atrasados.

Vantagens de realizar esse tipo de processo

Com uma gestão de estoque sobressalente, observa-se maior disponibilidade de materiais para possíveis ações que reduzam índices de desperdício. Alguns, inclusive, podem ter sua vida útil aumentada.

A empresa também ganha flexibilidade, ao proporcionar uma maior qualidade de serviço aos clientes, suporte técnico e tempo de resposta mais curto para propostas e pedidos de urgência.

Quais os desafios na logística e materiais sobressalentes?

Um dos grandes desafios é definir a quantidade e localização dos materiais, principalmente das peças com elevado custo de aquisição e de manutenção. Além disso, esse tipo de equilíbrio entre logística e materiais sobressalentes exige uma gestão eficiente e um constante planejamento para garantir a eficiência dos recursos sem a demanda de grandes investimentos.

Este foi o artigo sobre logística e materiais sobressalentes. Para saber mais sobre o processo de otimização da armazenagem nos estoques, leia nosso outro post sobre o assunto.

Write a Reply or Comment