Como escolher uma empresa especializada em transporte rodoviário de carga?

junho 25 2018

Uma empresa especializada em transporte logístico, se bem escolhida, complementa a estratégia de vendas de organizações que desejam se destacar. Em processos logísticos de e-commerces, por exemplo, o frete corresponde a 62,6% dos custos, segundo pesquisa da ABComm.

Isso representa um valor considerável, que deve ser repensado ao escolher uma parceria que além de preços competitivos, ofereça qualidade e confiabilidade nas entregas de bens pelo país.

O objetivo deste post é orientar quanto à escolha de uma empresa de transporte rodoviário de carga. Quer saber qual contratar? Continue a leitura!

Vantagens pela terceirização do processo logístico

Terceirizar serviços de transporte e armazenagem é uma opção obrigatória para empresas que desejam:

  • diminuir custos logísticos;
  • minimizar o volume de investimento em infraestrutura — espaço para estoque, frota própria, equipamentos como empilhadeiras, pallets etc.;
  • contar com profissionais qualificados e Know How nas atividades desempenhadas;
  • reduzir processos operacionais;
  • dedicar-se ao seu core business;
  • alterar os custos fixos para variáveis;
  • melhorar taxas como SLA (nível de serviço) e satisfação de clientes;
  • aumentar a cobertura geográfica da empresa.

Serviços que devem ser oferecidos

Os serviços devem ser completos, em toda a cadeia de suprimentos, e diferenciados, como Kitting, Bundling, Picking, Packing, entre outros.

Sistemas para diversos ramos de atuação

Uma empresa especializada em transporte logístico precisa oferecer infraestrutura completa, localizada estrategicamente para facilitar as operações de diversos segmentos.

Armazenagem estratégica

A armazenagem, quando terceirizada, confere às empresas elasticidade no atendimento de demandas sazonais, maior poder de barganha com transportadoras parceiras, facilidade em operações interestaduais e incentivos fiscais.

Milk Run

Ideal para empresas com alto volume de venda que não podem esperar até que a sua carga seja consolidada. Consiste na programação de coletas em um ou mais fornecedores, que compartilham o custo do frete e demandam padrão em horários que já são preestabelecidos.

Just in time

Sistema de estoque zero, em que o bem é fabricado exclusivamente para aquela entrega e chega ao local praticamente no mesmo momento do surgimento da demanda.

Cross Docking

Distribuição direta do bem, em um armazém ou Centro de Distribuição, sem que seja feita a sua estocagem.

Despacho de itens promocionais

Que atenda essa demanda esporádica e urgente.

Roteirização das entregas

Consiste na sistematização do processo de entrega para maior controle e monitoramento, por meio de softwares integrados com dispositivos presentes, inclusive, em veículos.

Logística reversa satisfatória

Esse é um grande desafio para as empresas: direcionar produtos que foram descartados e prejudicam o meio ambiente ou devolver e trocar itens que não satisfizeram as expectativas dos clientes.

Projetos in House para manutenção de infraestrutura

Ao assumir parte ou a totalidade das operações logísticas, a empresa especializada em transporte assume questões como manutenção e depreciação de máquinas e equipamentos ou treinamento de operadores.

Cargas diferenciadas para diferentes necessidades

  • Consolidada: em que são agrupadas as mercadorias com destino em comum;
  • de lotação: que ocupa a totalidade da capacidade do veículo e segue diretamente para o destino ou para várias entregas;
  • fracionada: que se constitui por pequenas quantidades de mercadorias, até que seja ocupada toda a capacidade do veículo e entregues, conforme rotas previamente definidas.

Características exigidas

Qualidade

É importante avaliar a qualidade no atendimento e nos serviços prestados por todos os operadores logísticos no processo contratado e o cuidado da empresa com a frota, na utilização de veículos em condições ótimas para evitar problemas mecânicos que atrasem as entregas.

Abrangência

Contrate transportadoras que atendam diferentes destinos e sejam mais atuantes em diferentes áreas.

Eficiência

A eficiência no transporte de cargas abrange ações estratégicas no âmbito organizacional, por meio da padronização de rotinas, que atendam a diferentes necessidades e diversas formas de armazenamento.

Nesse sentido, também deve possibilitar automatização de processos que assegure a qualidade em todos os elos da operação.

Tradição

Busque por uma empresa especializada em transporte logístico que tenha valores pautados pela tradição de serviços. Procure por referências e nomes com solidez no mercado, que já tenham expertise nesse ramo de atividade.

Quer saber mais sobre qualidade em transporte logístico? Assine agora nossa newsletter!

Write a Reply or Comment