Como gerar valor para seu cliente por meio da logística?

janeiro 03 2019

A competitividade do mercado exige que as empresas, independentemente do porte, busquem alternativas sustentáveis para alavancar suas operações e estimular o crescimento do negócio. É preciso, portanto, que os gestores estejam atentos às alternativas de diferenciação — e uma das possibilidades é, sem dúvida, o direcionamento para gerar valor com logística.

Para otimizar e escalar os processos ligados à cadeia de suprimentos, destacando-se da concorrência e oferecendo serviços de qualidade, é válido entender a importância de investir na maximização da experiência de consumo. Além disso, novas (e coerentes) ideias são essenciais para manter a empresa alinhada às demandas de mercado.

Para ter acesso ao conteúdo, basta continuar a leitura. Bom aprendizado!

A importância de gerar valor com logística

O mercado contemporâneo é um ambiente altamente volátil — o que significa que as mudanças são constantes e é preciso estar continuamente em adaptação. Inseridos nesse contexto, os gestores devem ser capazes de antever demandas de consumo e de implantar soluções para maximizar a experiência do cliente.

É aqui, portanto, o ponto em que ascende a importância de gerar valor com logística. Considerando que produtos e serviços só têm valor se encontrarem o consumidor no momento certo. Por isso, é fundamental que a distribuição seja assegurada — e somente um processo logístico orgânico e coeso pode garantir esse alinhamento.

A importância de gerar valor com logística, posicionando-se como uma empresa ágil e versátil, é bastante clara: trata-se, para além de uma estratégia de otimização de recursos, de uma demanda urgente de mercado.

É imprescindível que as organizações estejam preparadas para responder às necessidades de seu público-alvo, viabilizando táticas para potencializar operações e resultados. Só assim será possível entregar valor e sustentar o desenvolvimento e a perenidade da empresa.

As principais maneiras de gerar valor com logística

Uma vez reforçada a importância de enxergar os processos logísticos como recursos interessantes à alavancagem de resultados, principalmente no que compete à experiência de compra, é pertinente abordar a questão sob a ótica da prática.

Para promover, de fato, uma gestão logística mais sinérgica, objetivando agregar valor aos procedimentos e às entregas, é adequado certificar-se de conhecer algumas dicas fundamentais.

Gerencie produtos diferentes de formas diferentes

Para reduzir eventuais desperdícios e melhorar a produtividade da operação logística, é válido considerar as particularidades de cada produto envolvido na transação.

Muitas vezes, a análise de trade off entre estoque e custos, por exemplo, evidencia a necessidade de tratar os itens de forma diferenciada — e a gestão distinta faz, de fato, toda a diferença no desempenho global.

Foque em atualizações real time

A tecnologia disponível permite que os gestores acompanhem, de onde estiverem e a qualquer momento, a performance de seus processos em níveis detalhados. É preciso, portanto, valer-se da autonomia e conferir agilidade às decisões.

Ao focar em análises em tempo real, a previsão de demanda pode ser agilmente adequada de acordo com as oscilações do mercado. Dessa forma, o lead time é garantido e a experiência de compra não sofre desgastes.

Recorra a especialistas

Por fim, embora não menos importante, desponta a recomendação que possibilita (e endossa) a otimização de recursos — incluindo a economia financeira.

Ao cerca-se de especialistas, recorrendo a uma empresa terceirizada com sólida expertise em logística, a empresa tem a segurança de contar com parceiros eficientes e, assim, assegurar a correta execução de suas rotinas de armazenamento e distribuição.

É possível (e altamente recomendável) que a preocupação em gerar valor com logística seja constante. Os resultados de um procedimento integrado e eficaz são sentidos já no curto prazo, maximizando os retornos da empresa.

E uma última sugestão: para se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de conferir algumas das principais iniciativas de otimização logística.

Write a Reply or Comment